segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Execução da atividade com hipertexto e internet

A atividade “Planejando uma atividade com hipertexto ou internet” foi executada com os alunos do 1º ano do Ensino Médio da escola Edmundo Queiroz.
A atividade foi planejada e desenvolvida pelas professoras Márcia Valdez, de Artes, Silene Faro, coordenadora da SI e Teresa Sousa, de Geografia, na Sala de Informática.

A atividade consistiu em fazer um estudo da vida e obra de Cândido Portinari para em seguida os alunos escolherem uma das de suas obras e fazerem uma análise relacionando-a com conteúdos de Geografia e Artes.
Depois dessa atividade, propusemos aos alunos que se inspirassem na biografia de Portinari e escrevessem uma autobiografia. Nesse texto, eles destacaram algumas palavras e/ou expressões que indicassem seus interesses para depois inserirem links nessas palavras. Para isso, navegaram livremente na web e escolheram os sites que gostariam de ver linkados em seu texto.
Propusemos, também, uma atividade opcional, que consistiu em eles utilizarem o aplicativo Colour Paint e criarem um auto-retrato ou outra imagem para colar no texto produzido por eles. Infelizmente, nem todos fizerem essa atividade por falta de tempo.

A duração da atividade levou mais aulas do que havia sido previsto no planejamento, que era de cinco aulas, porém foram utilizadas seis aulas e alguns alunos tiveram que voltar à sala de informática outras vezes, nos momentos de aula vaga ou falta de professor para concluir as atividades propostas.
O retorno espontâneo dos alunos à SI para concluir as atividades mostrou o envolvimento e o interesse deles na proposta. Eles compreenderam a proposta e o seu objetivo, pois conseguiram realizá-la sem maiores dificuldades.

Veja nas postagens abaixo as atividades dos alunos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos do Projeto