segunda-feira, 16 de março de 2009

Projeto Além das letras

"Os indivíduos não recebem a língua pronta para ser usada;penetram na corrente da comunicação verbal, ou melhor, somentequando mergulham nessa corrente é que sua consciência desperta e começa a operar...Os sujeitos não adquirem a língua materna, é nela e por meio dela que ocorre o primeiro despertar da consciência." (Baktin)
........................................................................................................................................
Olá, alunos sejam bem vindos ao nosso blog de aprendizagem de produção de textos. Nesse primeiro momento vamos ler o resumo de nosso projeto e no final da postagem vamos dar nossa contribuição no recurso dos comentários nos apresentando no ambiente e escrevendo sobre suas expectativas em relação ao projeto, em seguida, vamos criar nossos e-mails para termos mais uma ferramenta de comunicação a nossa disposição.
.................................................................................................................
Projeto Além das letras
I- Professora: Silene Faro, Edna Caldas, Wendell Raad, Rubens Mota

II- Tema: Violência e cidadania

III- Público-alvo: Alunos do 1º e 3º ano das escolas estaduais Edmundo Queiroz e Fernando Ferrari

IV- Duração: um bimestre, sendo duas aulas semanais

V- Período: 09/03 a 08/05/2009

VI- Disciplinas envolvidas: Língua portuguesa

VII- Conteúdo: Produção textual: Coesão e coerência

VIII- Justificativa: Diante da grande dificuldade dos alunos em desenvolver atividades de produção textual aliadas à necessidade da inclusão digital, propomos esse projeto com a finalidade de suprir tais deficiências.

IX- Objetivos:
-Geral: Viabilizar a produção textual e a reflexão sobre temas de interesse social.

-Específicos:
-Desenvolver habilidades de escrita observando as normas cultas da língua portuguesa;
-Incentivar a interação entre discentes e docentes através de uma proposta de trabalho colaborativo e integrada;
-Desenvolver o pensamento crítico e a expressão oral;
-Estimular no aluno a pesquisa, para que através dela ele possa adquirir conhecimentos necessários para sua formação pessoal;
-Usar o ambiente virtual de maneira correta e responsável para promover a aquisição de novos conhecimentos.
.................................................................................................................
X- Metodologia
-Os alunos serão estimulados a refletirem sobre o tema do projeto através da leitura e análise de textos verbais e não-verbais postados no ambiente do blog, e também impressos, em dois ambientes da escola: a sala de informática e a biblioteca;
-Nesses dois ambientes, os temas serão pesquisados por grupos menores (três alunos);
-Na biblioteca, os grupos deverão pesquisar e produzir um esboço do texto a ser postado no blog;
-Na sala de informática os grupos pesquisarão sobre o tema e farão as atividades propostas no blog do projeto;
-Os alunos deverão produzir um texto versando sobre o tema estudado e debatido, enviarão para o email do professor para análise, para em seguida, depois de ser reescrito pelo aluno, ser postado no blog.

XI- Recursos:
Sala de informática, computadores, blog, biblioteca, textos impressos, vídeos, imagens, jornais, livros e revistas.

XII- Avaliação: Processual

34 comentários:

  1. Profª Silene Faro parabéns pelo blog pedagógico que a senhora e todos os alunos envolvidos aproveitem bastante essa experiência, que ao final desse trabalho a comunidade docente da escola Edmundo Queiroz seja contagiada pelo seu comprometimento em fazer a diferença na educação.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  2. Profª Silene Faro parabéns pelo blog pedagógico que todos os envolvidos aproveitem bastante a experiência com essa ferramenta, e que ao final desse trabalho toda a comunidade docente da escola Edmundo Queiroz seja contagiada pelas suas boas idéias e comprometimento em fazer a diferença na educação.
    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  3. Prof. Rosangela,
    Está ótimo seu blog,Silene Faro bem objetivo. espero q seus alunos participem ativamente e q seu exemplo seja motivação p q outros professores incorporem esta idéia, do blog pedagógico. Estou a sua disposição, caso precise de alguma ajuda. Boa sorte e parabéns.

    ResponderExcluir
  4. meu nome e elkson victor santos peixoto eu que buscar nesse projeto bastante conhecimento para que eu possa adiquerir informasões ulteis.

    ResponderExcluir
  5. espero q esse progeto além das letra
    insentive muitos alunos a praticar a interpretação do texto q tenha uma boa orientação eq ela sirva para o futuro

    Carol e Debora

    ResponderExcluir
  6. OI eu sou Gabriel Gaulle vou fazer parte deste projeto e quero que sirva para meu estudos neste e ano e para meu aprendizado por toda vida .
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. oi eu sou felipe eu adorei o projeto ele nos passa
    algo de aprendizado muito iteressate nos influindo
    para um estudo melhor.

    ResponderExcluir
  8. olá prof.seu blog estar ótimo.com temas e assunto interessante vamos aproveitar bastante a experiência com uma grande ferramenta para o nosso trabalho......
    bom estamos a sua disposição de algumas ideias e trabalhos
    boa sorte sucesso..

    ResponderExcluir
  9. Iviane e Brena ...

    Professora Silene este projeto é bem interessante, pois nos ajuda a conhecer mais da informática e da redação.Estamos a sua disposição...
    Carinhosamente de suas alunas!

    ResponderExcluir
  10. olá meu nome é giovani , e espero que este progeto me ajude bastante

    ResponderExcluir
  11. Oii praser me chamo Priscila Medeiros...
    Estou muito feliz pois a minha turma foi conteplada para participar desse projeto.
    espero q esse projeto influencie muita gente....
    BjoO PriiH Medeiiros ;D

    ResponderExcluir
  12. jucely gostei muito desse blog e uma oportunidade para todos os alunos. ass:juju

    ResponderExcluir
  13. OI MEU NOME E CRYSTIAN ESPERO QUE ESSE PROJETO SEJA MUITO BEM ATE O FIM DO ANO

    ResponderExcluir
  14. olá prof. sou giselle adorei conhecer seu bolg falar
    de atividades.cultura educação tudo o que nossa escola
    precisa.boa sorte e parabéns

    ResponderExcluir
  15. Oii praser me chamo Priscila Medeiros...
    E estou muito feliz de participar desse projeto..
    bJOo ;D

    ResponderExcluir
  16. nome:Leandro galvão
    Eu acho muito bom esse blog,por que você ta estimulando os alunos a lerem por que as pessoas pensão que a leitura é um bicho de sete cabeça, mas as pessoas tem que ver que a
    leitura é bom para a nossa vida
    Eu sou uma pessoa bem alegre,comunicativa, estrovertida e bem alegre, eu não sou muito de ler mas leio algumas coisa de vez em quando,mas por que de vez em quando a gente tem que ler alguma coisa, esse é um resumo do que eu sou, eu achei muito interessante esse projeto para todo mundo,ate mas e a gente se ver por ai.

    ResponderExcluir
  17. Ola sou estudante meu nome é zelequias achei ótimo o projeto além das letras e também do blog da escola. eu sou uma pessoa timida tenho dificuldade em matemática e gosto muito de aula de informática.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  18. olá meu nome é taynara tenho 15 anos adoro estudar na escola edmundo.eu achei este projeto muito legal porque ele insentiva nois alunos a ter mais conciência e reserve um pouco mais de tenpo para os estudos que esse projeto venha fazer diferença na educação.parabéns pelo blog e pelo projeto.

    ResponderExcluir
  19. Ola sou estudante meu nome é zelequias achei ótimo o projeto além das letras e também do blog da escola. eu sou uma pessoa timida tenho dificuldade em matemática e gosto muito de aula de informática.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Eu me chamo Leiliane gosto bastante de ler livros poéticos,tenho 15anos.eu admirei o Blog,pois é um trabalho excelente em que a educação esta a vista de avança mas e pode ensinar aos alunos combater a violência que acontece ate mesmo dentro da escola.

    ResponderExcluir
  21. Olá meu nome é INGRID LEAL BATISTA,tenho 15 anos e sou um pouco curiosa,gosto de desafios,testar meus conhecimentos.E eu achei muito interessante no blog o projeto além das letras que mostra o quanto o nosso país e no mundo todo a violência se tornou cada vez mais evidente e no qual não achamos um jeito de para-la.

    ResponderExcluir
  22. Ola meu nome e Thiago sou aluno da escola josé Edmundo queiroz eu achei o projeto além das letras muito bom. para aprender muito mais.

    ResponderExcluir
  23. Liliane sou uma pessoa legal,não sei muito de informática mas quero aprender.gosto de criar coisas.
    sou evangélica.
    Gostei do projeto ele é essencial para o aprendizado do aluno se nós nos interessarmos aprenderemos muita coisa.

    ResponderExcluir
  24. OI sou a waldianne sou uma pessoa muito alegre adoro estudar além de ter um pouco de vergonha ,gosto de música, amo muito a minha família adoro os meus amigos
    Bom sobre o projeto adorei vai ajudar muitos alunos a excitar a leitura.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Professoras Dalva e Rosângela, obrigada pela visita e pelo comentário. Espero realmante que os alunos aproveitem bastante este projeto, que eles se motivem para participar ativamente, não por obrigação, mas por que querem aprender.
    Abraços

    ResponderExcluir
  26. Olá, alunos e alunas da turma 101 da manhã, fi muito bom conhecer todos vocês. Como já sabem, sou a professora Silene Faro, professora de Língua Portuguesa e Literatura, trabalho aqui no Edmundo desde 1998, estou agora coordenando a sala de informática. Gosto de minha profissão, de mostrar aos alunos outros caminhos, outras possibilidades de aprendizagem. Elaboramos este projeto especialmente para vocês, espero que ele venha despertar em vocês a vontade de participar das atividades propostas e que vocês possam crescer com tudo que conseguirem aprender e apreender ao longo do projeto.
    Abraços para todos

    ResponderExcluir
  27. Silene
    Seu blog está ótimo. Você mais uma vez está de parabéns. Os nossos alunos precisam de mais este instrumento de motivação.Precisamos acompanhar os passos deles.
    Abraços
    Prof@ Edna

    ResponderExcluir
  28. Oi meu nome e Rosana e eu achei esse projeto uma grande oportunidade para todos os alunos do edmundo

    ResponderExcluir
  29. OLÁ EU SOOU KAROLLYNNA BRENDA E GOSTEI DESSE PROJETO POIS MUITAS PESSOAS PRECISAM OUYVIR FALAR UM POUCO DISSO PARA Q NOSSO MUNDO POSSA SER MELHOR E ESPERO Q COM ISSO PODEMOS MUDAR NOSSO BRASIL ;;;;;;;;;;;;;ASSINA KAROLZINHA

    ResponderExcluir
  30. Olá meu nome é Rodolfo tenho 15 anos gostei muito desse Projeto e as perguntas estavam bem criativas

    ResponderExcluir
  31. Olá,alunos eu me chamo Mariane tenho 15 anos gosto muito de ler e estudar,meu objetivo e me dedicar aos estudos,pois acho que esse e o primeiro passo para garantir um futuro melhor para mim e pra toda minha família, o que mais me chamou mas atenção neste blog foi o fato de saber que mesmo na internet ficamos sabendo sobre esse fato que esta no meio de muitas famílias que e a violência.

    ResponderExcluir
  32. OLÁ EU SOU A NATÁLIA + CONHECIDA COMO NAT.
    esse projeto me trás muitos conhecimentos
    importantes na internet.


    ass:nat.

    ResponderExcluir
  33. k@rolzoinh@ brend@ 101 manhâ olà eu sou carol uma pessoa muito legal amda e carinhoisa ADORO LER E ESCREVER E CLARO EM GERAL FAZER MUITAS NOVAS AMIZADES...EU ESTOU ESCREVENDO UM LIVRO ONDE ACONTE COISAS DO NOSSSO DIA DIA GOSTEI DESSE TEMA; POIS COM ELE PODEMOS PARAR PARA PENSAR EM TUDO Q A\ACONTECE A NOSSA VOLTA PENSE BEM E VIVA COM PAZ.;;;;;;;;;;;;;;MARANHESE CAROL;;;;;;;;;;TE AMO;;;;;;;;;ASSINA CAROL E JAILSON AMORRRRRRRR

    ResponderExcluir
  34. Oi professora Silvana, que bom que vc passou por esas águas... são tantas as opções de navegação, não é mesmo? Espero que possamos ser grandes parceiras.

    ResponderExcluir

Alunos do Projeto