Disciplinas envolvidas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa
Conteúdos: biografia de Portinari; agropecuária e fome; gênero biográfico; produção textua
Público-alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio
Professores envolvidos: Silene Faro, Márcia Valdez, Teresa Sousa
Duração: 5 aulas
Pré-requisitos
Os alunos deverão ter noção de navegação na internet e ter noções básicas de digitação e edição de textos.
Objetivos da aprendizagem
Conhecer Cândido Portinari e sua obra;
Interpretar a obra de Portinari relacionando-a com conteúdos de Geografia e Artes;
Identificar o gênero biográfico;
Escrever um texto biográfico;
Criar no texto produzido hipertextos que remetam aos interesses dos autores dos textos.
Procedimentos
Apresentar aos alunos algumas obras de Portinari (sem, no entanto, dizer o nome do autor) e questioná-los a cerca das mesmas a fim de saber se conhecem alguma obra do artista e saber o que acharam dessas obras;
Apresentar Cândido Portinari, em seguida, analisar as obras “O lavrador”, “Café”, “Retirantes”, “O Negro”, O Mestiço”promovendo a discussão no grupo;
Observar as telas "Retirantes", "Colhedores de café", escolher uma delas e fazer uma leitura da obra estabelecendo uma relação com a fome (Retirantes) ou a agricultura (Colhedores de Café).
Navegar nas obras postadas no blog, escolher uma das obras e fazer uma análise pessoal utilizando a ferramenta dos comentários;
Leitura da biografia de Cândido Portinari e discussão sobre o texto, para fazerem perceber o que é uma biografia e como é sua estrutura.
Navegar nos links indicados para conhecer a biografia de outros autores e artistas;
Produzir, no editor de texto, uma autobiografia;
Os alunos farão uma pesquisa, utilizando o Google, sites que apontem os seus interesses, em seguida, criarão links para esses sites no texto produzido, criando assim um hipertexto;
Utilizando papel A4 ou colour paint, fazer um autoretrato ou escolher uma das obras para fazer uma reprodução, scanear e postar no blog.
Recursos necessários
Computador com editor de texto e Internet;
Papel A4
Lápis e borracha
Giz de cera
Avaliação
A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade tendo como parâmetro o interesse, a participação e a produção final dos textos solicitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário