sábado, 28 de novembro de 2009

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Tema: Minha identidade: quem sou eu

Disciplinas envolvidas: Geografia, Artes e Língua Portuguesa

Conteúdos: biografia de Portinari; agropecuária e fome; gênero biográfico; produção textua

Público-alvo: alunos do 1º ano do Ensino Médio

Professores envolvidos: Silene Faro, Márcia Valdez, Teresa Sousa

Duração: 5 aulas

Pré-requisitos

  • Os alunos deverão ter noção de navegação na internet e ter noções básicas de digitação e edição de textos.

Objetivos da aprendizagem

  • Conhecer Cândido Portinari e sua obra;

  • Interpretar a obra de Portinari relacionando-a com conteúdos de Geografia e Artes;

  • Identificar o gênero biográfico;

  • Escrever um texto biográfico;

  • Criar no texto produzido hipertextos que remetam aos interesses dos autores dos textos.

Procedimentos

  • Apresentar aos alunos algumas obras de Portinari (sem, no entanto, dizer o nome do autor) e questioná-los a cerca das mesmas a fim de saber se conhecem alguma obra do artista e saber o que acharam dessas obras;

  • Apresentar Cândido Portinari, em seguida, analisar as obras “O lavrador”, “Café”, “Retirantes”, “O Negro”, O Mestiço”promovendo a discussão no grupo;

  • Observar as telas "Retirantes", "Colhedores de café", escolher uma delas e fazer uma leitura da obra estabelecendo uma relação com a fome (Retirantes) ou a agricultura (Colhedores de Café).

  • Navegar nas obras postadas no blog, escolher uma das obras e fazer uma análise pessoal utilizando a ferramenta dos comentários;

  • Leitura da biografia de Cândido Portinari e discussão sobre o texto, para fazerem perceber o que é uma biografia e como é sua estrutura.

  • Navegar nos links indicados para conhecer a biografia de outros autores e artistas;

  • Produzir, no editor de texto, uma autobiografia;

  • Os alunos farão uma pesquisa, utilizando o Google, sites que apontem os seus interesses, em seguida, criarão links para esses sites no texto produzido, criando assim um hipertexto;

  • Utilizando papel A4 ou colour paint, fazer um autoretrato ou escolher uma das obras para fazer uma reprodução, scanear e postar no blog.

Recursos necessários

  • Computador com editor de texto e Internet;

  • Papel A4

  • Lápis e borracha

  • Giz de cera

Avaliação

A avaliação acontecerá ao longo do desenvolvimento da atividade tendo como parâmetro o interesse, a participação e a produção final dos textos solicitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alunos do Projeto